sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ENTREVISTA COM REGIS DE SOUZA




          Seguindo com nossas entrevistas a pessoas influentes no meio cristão , o entrevistado desta vez é Regis de Souza, dono do blog: http://www.regisdsouza.blogspot.com/ , trabalhou no projeto Desafio Radical ( projeto de formação de missionários), autor de alguns artigos com opiniões fortes acerca do que foi  proposto por Jesus e do cristianismo que é pregado e vivido na atualidade , são respostas contudentes ao nosso modo "evangélico" de ser.




1-               Você trabalhou no projeto Desafio radical, preparando jovens para o campo missionário, alguns alunos do projeto não se tornaram missionários em tempo integral, o que faltou para que os alunos do Desafio radical pudessem atender ao “chamado”?
Entendo que a resposta exata, é meio difícil, porque se trata da individualidade de cada um, porém; acho que alguns fatores negativos (planejamento, investimento, responsabilidade, seriedade para com o chamado) da coordenação geral pode ter contribuído para que dos 43 que se formaram, 15 não estejam inseridos naquilo que o evangelicalismo entende ser ministério integral. A maioria (97%) dos jovens do Desafio Radical chegava ao curso com toda a vontade de aprender e atender ao “chamado”, entretanto; no percurso eles iam descobrindo a falta de planejamento, investimento missionário para com o projeto Desafio Radical. Desde o início, a diretoria do Desafio Radical já havia pedido recursos básicos (acomodação decente, biblioteca, refeitório), mas sem muito sucesso. Para se ter uma ideia, em 2008 nem acomodação e refeitório existia para os alunos; sem falar que até hoje não existe biblioteca por lá, então; como esperar que jovens que ainda estão na formação missiológica, correspondam de forma integral o seu “chamado”, sendo que o primeiro contato com missões foi dessa forma? Mas a falta de planejamento ministerial responsável era o maior problema, devido não existir interesse na qualidade na formação daqueles jovens vocacionados, e sim a velha intenção nos resultados quantitativos, ou seja, quanto mais jovens vestindo a camisa de algum departamento, melhor para a promoção de alguém, mas somente quem vivia nos bastidores por lá, sabia que não existia projeto missionário (formação, edificação e aprimoramento do caráter) responsável. O projeto Desafio Radical só viajou algumas vezes para fazer evangelismo em outras regiões do estado, pela insistência da diretoria da época, porque se dependesse da parte responsável, os jovens continuariam apresentando teatro nas reuniões de pastores e nas igrejas da capital. Outra coisa, o local do curso nunca foi feito para receber gente para morar ali por um ano, devido às dependências serem básicas para a acomodação de pessoas pelo o final de semana (encontros), agora imagina pelo o ano inteiro? Todo ano dava para se ver algum aluno reclamando de dor nas costas, porque as acomodações (beliches, colchões e etc) dos quartos não correspondiam às necessidades dos alunos. Ainda bem que pela misericórdia do Bom Pastor (Jesus), muitos frutos saíram dali, como se viu na plantação de algumas igrejas. Infelizmente, mas uma vez por falta de planejamento e competência e compromisso exclusivo com missões, algumas dessas igrejas (Veredinha, Frutal) tiveram baixas. Por causa dessas irresponsabilidades, muitos alunos que ajudaram na plantação dessas igrejas, não permaneceram no mesmo caminho missionário da Convenção, devido ter se “desanimado” pelo o que viram. Então, no caso da “desistência” e desânimo de alguns jovens do Desafio Radical, não se deve só pelas fraquezas individuais e normais de alguns vocacionados, mas pela falta de seriedade, responsabilidade, respeito pelas pessoas e planejamento da área missionária.

2-               Nós somos filiados a CBN( Convenção Batista Nacional),você já foi missionário da convenção, como você vê o trabalho feito pela CBN –MG no desenvolvimento das igrejas do interior ?
Como não estive trabalhando diretamente no Departamento de Missões, não tenho como fazer uma avaliação do trabalho missionário no interior. Porém, mesmo que exista investimento (Jornadas Teológicas), acho que a criação de um seminário no porte do Sebemge no interior seria muito interessante para a edificação e qualificação dos obreiros e vocacionados. No demais, não tenho muito que falar sobre isso.



3-               Você escreveu um artigo sobre: “Onde é a habitação de Deus ?”, afirmando que muitos cristãos vivem como cristãos apenas na igreja por entenderem que Deus habita no local onde é realizado o culto. Qual a sua opinião sobre o culto realizado nas igrejas evangélicas?
Então, como fica transparecido nesse artigo, infelizmente muitos só vão às reuniões (culto) evangélicas com pretensão individual de receberem algum contato (perdão, bênçãos) com o Divino. Infelizmente muitos só estão na igreja por medo do inferno ou das maldições que os líderes dizem, porque sem isso, talvez alguns não estariam mais ligados a nenhuma comunidade cristã. Quase ninguém entende o que realmente significa a espiritualidade bíblica que chama-nos para um progressivo relacionamento com o Pai. Percebe-se que muitos possuem uma espiritualidade como a dos pagãos que iam ao lugar (templo/igreja) sagrado para agradar a divindade por meio de suas oferendas (músicas, danças, dinheiro e etc). Como nos rituais pagãos, alguns pastores de hoje fazem o papel patético do sacerdote que se torna o mediador entre os homens e Deus. E para os fiéis; esse mesmo pastor é o grande ungido entre eles e o que ele fala, pode ser benção para o obediente como maldição para o desobediente e etc. Quase ninguém vai para o lugar aonde se reúne os crentes com o intuito de valorizar a outra pessoa que é a própria habitação de Deus (1 Cor 3:16). Por falta de conhecimento, muitos se esquecem de que no evangelho de Jesus não existe nenhum lugar sagrado (Jo 4:20-23). Para Jesus, o altar da adoração a Deus não estava no templo, mas sim fora dele, ou melhor, no trabalho de reverter os efeitos (salvação) da queda sobre o ser humano.


4-               Conheço muitos homens de Deus que se doavam à igreja e se decepcionaram com o “sistema”, e você é um deles, por que isso aconteceu?
Graças a Deus nunca me vi como alguém que colocou alguma expectativa em sistemas humanos. A expectativa de alguém que foi convidada a caminhar com Deus nunca é no fraco sistema humano, mas sim na pessoa de Cristo. Outra coisa, fomos chamados para o mundo e não para a igreja. Certo dia, Jesus diante dos fariseus (a religião da época) fez questão de dizer que seu alvo não era os de dentro (religiosos), mas sim os de fora (Mt 9:10-13). Em uma outra ocasião, Ele disse que por sermos luz, devemos estar no mundo para que ele recebesse a iluminação (Mt 5: 14-16), por meio da prática das boas novas.

5-               Você não acha que afastando - se da igreja , deixa o caminho livre para maus pastores e lideres, sendo que: onde os bons não atuam, abre-se espaço para os mercadores da fé?
Acredito que quem foi consagrado ao ofício pastoral, precisa lutar dia após dia para não abandoná-lo. No entanto, acredito piamente no pastoreio do Bom Pastor (Jo 10) e sem Ele, nada do que foi feito até agora, “daria” certo. A redenção iniciada por Cristo no Calvário não depende do homem (igreja) para a sua conclusão. Tanto os crentes como os auxiliares (pastores) do Reino, estão sob o cuidado de Cristo. Dessa feita, não é o missionário que ajuda o Senhor no crescimento do Reino, mas é o próprio Deus quem ajuda e “investe” na vida do missionário. Mesmo que houvesse uma greve geral dos missionários no mundo, o plano de redenção de Deus continuaria salvando pessoas até o fim dos tempos sem nenhum problema, devido ser Ele quem faz toda a Obra (Jo 16:8). Graças ao Bom Pastor, quando Ele chamar as suas ovelhas, elas o ouvirão independente dos mercenários (Jo 10:14) estarem agindo ou não. Mediante isso, também não devemos esquecer-nos de que o campo é o mundo e não o ambiente entre quatro paredes de um templo qualquer.
6-               Temos visto que atualmente algumas igrejas evangélicas têm substituído a presença de Deus, trocando – o por bezerros de ouro, oferecendo adoração a cantores, pastores e símbolos, existe alguma diferença entre a fé dos católicos e evangélicos?
Sim e muita! Os católicos romanos tradicionais ou carismáticos são mais coerentes com a fé do que os evangélicos que constantemente são levados por vários ventos de doutrina.  A cada dia, muitas comunidades evangélicas são fundadas no Brasil, demonstrando a incoerência dos crentes com os princípios bíblicos (unidade, misericórdia, perdão, auxílio e etc). E quando olhamos para o outro lado do cristianismo (catolicismo romano), quase não vemos divisão. O evangélico virou um consumidor muito fiel e dessa feita, é um alvo fácil dos mercenários da fé e da mídia, por isso que atualmente se vê em foco mais os ministérios de alguém (ministério Pr. Fulano) do que o Evangelho de Cristo propriamente dito. Tanto nos outdoors, informativos ou marketing de alguma igreja, se vê nitidamente mais a propaganda do ministério de alguém (mercenário) do que do Evangelho da graça. O evangelicalismo está há tempos sofrendo pelo analfabetismo bíblico, onde quase ninguém entende o que realmente significa  as narrativas da Antiga Aliança, as verdades de Jesus, as doutrinas dos apóstolos e etc. Parece que para muitos líderes o melhor é deixar o povo sem saber, porque ensiná-los a pensar pode trazer complicações para as metas do próprio ministério.
7-               Você é calvinista, até onde o calvinismo não fere o livre arbítrio do homem, isentando o homem da responsabilidade de sua escolha pelo pecado?
Bom, não calvinista propriamente dito, mas creio no argumento bíblico que aborda pelas suas principais páginas sobre a soberania de Deus em contraposição com a limitação da humanidade caída. Para mim, Calvino é mais um homem que tentou sistematizar as verdades do Deus que predestinou a história, tanto é que o final da nossa história já foi escrito (Apocalipse) há mais de dois mil anos. Veja bem, se aceitamos que o final da história já foi não só conhecido por Deus, mas projetado (Apocalipse) como se observa tanto nos relatos do profeta Daniel como de João na Ilha de Patmos, como então concebermos a ideia de que o ser humano mediante seu suposto livre arbítrio poderá mudar alguma coisa?  Entretanto, reconheço que a teoria calvinista é somente mais uma tentativa do homem caído de compreender o que foi Revelado por Deus nas sagradas Escrituras. Nesse assunto, gosto de meditar na ideia de outro reformador (Lutero), que antes de Calvino, já falava algumas coisas sobre a soberania. Para Lutero, no seu antigo livro (Nascido escravo), a questão é simples: antes de sermos salvos por Cristo éramos livres ou escravos do domínio do pecado? Se refletirmos nisso, chegaremos à conclusão de que éramos escravos (Jo 8:34) e não livres. Bom, e depois de sermos salvos por Cristo (Jo 15:15), somos livres para vivermos sob a nossa vontade ou estamos sob o senhorio de Cristo e na condição de servos (escravos)? Da mesma forma, se pensarmos um pouco nos textos bíblicos, veremos que somos servos e estamos sob a vontade de Deus, como Cristo mesmo sendo o Unigênito, esteve: “venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;...” (Mt 6:10).
Dessa feita, não acredito que o homem escolhe o “pecado”, mas o pecado já o escolheu desde o seu nascimento (Rm 5:19; Sl 51:5), por isso que todos os humanos foram amaldiçoados com a mancha da natureza pecaminosa e como Paulo dizia: “... Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só” (Rm 3:10-12). Mais a frente Paulo, continua: “Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus” (Rm 3:21-26). Mas mesmo que alguém ouse achar que mediante sua própria fé, concebeu o convite de salvação, o próprio Paulo vai dizer que essa fé é um dom (presente), ou seja, foi dado gratuitamente de forma imerecida: “...mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 6:23b); “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto [fé] não vem de vós; é dom [presente] de Deus; não de obras [vontade, ação humana], para que ninguém se glorie” (Ef 2:8-9). o interessante desse texto, é que para Paulo chegar nessa conclusão dos versículos 8 e 9, ele primeiro abordou sobre a realidade de defuntos que éramos antes de sermos salvos: Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,...” (Ef 2:1). E mediante isso; fica a pergunta: como um defunto tem livre arbítrio?
Concordo que o assunto não é tão simples e muito difícil de abordar via e-mail, devido o mesmo merecer anos de debates baseados no temor e na oração, entretanto; acredito que o calvinismo é a teoria do homem caído que é mais coerente com os textos bíblicos.


8-               É possível ver Deus nas pessoas? Exemplo?
Sim! Veja, somos habitação de Deus ou não (1 Cor 3:16)? Agora; se se é possível ver as características do Reino de Deus nas pessoas, é outra coisa. Bom, se for essa a intenção, vamos lá! Acredito que o Reino milenar de Cristo já foi implantado. Não acredito num reino milenar vindouro, porque podemos cair no mesmo erro dos judeus judaizantes que até hoje esperam a vinda do Messias que “virá” para governar o mundo.  Para mim, o Reino milenar de Cristo já foi implantado no momento do seu sacrifício vicário. Veja: mediante o sacrifício de Cristo, os homens que anteriormente viviam sem paz, como inimigos uns dos outros, sob o caos e caminhando para a morte; atualmente sob a salvação pela graça, já obtém da paz de espírito, já conseguem perdoar seus inimigos, tem direção exclusiva do Consolador (Espírito Santo) para a vida e dessa feita; aprendem a cada dia a continuar caminhando na estrada da vida, porque a esperança (boas novas) é a mais nítida realidade. Mediante os dados missionários no mundo contemporâneo, já é fato que raças, tribos, ou melhor, pessoas de várias nacionalidades já se reúnem para adorar o Cordeiro que tirou a maldição do pecado que separava o homem da presença de Deus. Aqueles que são “mais” influenciados pelo o Reino milenar de Cristo implantado no mundo, já conseguem trocar armas de guerra (espadas) por instrumentos de auxílio mútuo (enxadas, arados) e etc, ou seja, “aprenderam” pelas características do Reino de Cristo a cuidar e amar o seu próximo como Cristo cuidou e amou: “[disse Jesus]: ‘Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros’ (Jo 13:34)”. Portanto, o Reino de Cristo não é geográfico, político e etc, mas espiritual e nas pessoas. E a busca e a prática da pessoa pelo o fruto do Espírito é uma das marcas dessa influência do Reino: “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei” (Gl 5:13).

9-               Qual a sua opinião sobre pastores que se utilizam da TV pra pregar o evangelho?
Acho que eles poderiam usar os milhões que gastam para manter os seus programas de pregações no ar para tentar matar a fome, diminuir a pobreza, promover saúde para o bairro que a igreja está inserida, educação e etc. Enquanto eles gastam milhões por mês para usar horas diárias e semanais, as “Cracolândias” continuam crescendo de forma acelerada. Infelizmente eles interpretam mal a orientação de Cristo (Mt 28:19-20) que disse que deveríamos fazer discípulos e ensiná-los tudo o que Ele deixou ao mundo. Dessa feita, discipulado leva tempo e às vezes até a vida toda, como o próprio Cristo deixou o exemplo investindo 3 anos preciosos de sua vida no discipulado de algumas pessoas. Pregar a teoria evangélica do neo-pentecostalismo é fácil; difícil é caminhar na estrada paciente e repleta de misericórdia do discipulado cristão com o homossexual, o drogado,  a prostituta, o alcoólatra e etc. Infelizmente, o que vemos nas tevês não são propostas do Reino, mas shows da fé, onde algum guru espiritual ensina os fracos e desesperados a fórmula mágica e ilusória do milagre e do sucesso financeiro. Queria ver isso ser feito (campanha financeira, cura e prodígios) na plena seca nordestina, em alguns hospitais onde pessoas perecem sem atendimento, em alguns lugares onde a fome predomina sobre várias pessoas, só assim agente poderia testar a eficácia desses “homens de Deus”. Talvez muitos não saibam, mas o grande e humilde Homem de Deus (Jesus) fazia questão de socorrer todos sem interesse financeiro, porque seu prazer era ajudar o ser humano caído a ter esperança na vida novamente: “Disse-lhes Jesus: ‘A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra’ (Jo 4:34)”.

10-            Temos notícias de crises nas convenções de algumas igrejas (Assembléia de Deus, Quadrangular, Presbiteriana, e até na Congregação Cristã), e muitas vezes essas crises revelam ausência de caráter, por que isso acontece?  
Crises no meio religioso sempre aconteceram. A história da igreja mostra-nos que desde a época apostólica (At 15), dos concílios católicos romanos, época da reforma protestante já existia essas supostas crises. E infelizmente essas crises aumentarão; alguns estudiosos dizem que o futuro do evangelicalismo brasileiro tende a ser como dos europeus, que tiveram tanto declínio religioso que o número das igrejas por lá dá para “contar nos dedos”. Como a falta de base teológica (bíblica) só cresce por aqui, a tendência é que muitos insatisfeitos com a fé aumentem. Fala-se muito em crescimento numérico (mais de 40 milhões) de evangélicos, mas “ninguém” observa o crescimento desenfreado dos insatisfeitos com a religião. Na Tevê vemos alguns sendo curados e infelizmente não prestamos atenção naqueles na multidão que não são curados, não ficam ricos e com essas pessoas, está a insatisfação, devido não terem sido “visitadas por Deus”.

23 comentários:

  1. Meu nome é Rosilene,participei da primeira turma do PROJETO DESAFIO RADICAL em 2008,ajudei a implantar a igreja batista pertecente a CBN,Em veredinha,Araçaí e Frutal,concordo plenamente com as respostas que foram dadas pelo Regis de Souza que por sua vez também foi meu professor,por falta de planejamento da Diretoria do PDR essas igrejas não deram continuidade,o nosso objetivo em cada cidade era somente implantar igrejas e logo após chegava um obreiro e dava continuidade ao trabalho,mas como não foram selecionados corretamente esses obreiros hoje não existe nenhuma dessas igrejas,fui convidada pela diretoria do PDR para retornar a implantação de igrejas,mas como posso fazer parte de um projeto tão desorganizado como esse?! Muitas pessoas que passaram pelo PDR hoje se encontra novamente em seu "mundo" secular sem fazer nada,a conclução disso é a Revolta Que muitos carregam ate hoje no peito.

    ResponderExcluir
  2. Oi sou Thiago e também fui aluno do PDR e vejo que os pastores da nossa época estão ridicularizando o evangelho gracioso,querem ver os templos cheios e o dizimo entrando,fora as invenções de muitos pastores para segurarem as pessoas nas igrejas. Para mim muitos pastores estão como a torcida do corinthias:um BANDO DE LOUCOS..Mas realmente a estrutura de algumas convenções estão desorganizadas, eu mesmo sou um revoltado mas é a vida;quem disse que seria facil?mas eu louvo a Deus pelo encinamento q tive no PDR. Agora é bola pra frente que Deus possa nos fortalecer para os dias que ainda estão por vir, um abração...

    ResponderExcluir
  3. acompanhei de perto o trabalho de alguns jovens do Projeto Desafio Radical que vieram pra Veredinha e em tudo nos serviram como exemplo de caráter cristão ,e concordo que faltou planejamento, pois quando o projeto estava se desenvolvendo,tiraram os missionários de Veredinha e enviaram cada um pra sua casa pra cuidar dos seus afazeres, ainda assim louvo a Deus por esse projeto que preparou muitos jovens para o campo e alguns ainda persistem , trabalhando em tempo integral e outros auxiliam em suas igrejas , mas entendo que os campos ainda continuam brancos...

    ResponderExcluir
  4. Sou Douglas Cordeiro de Turmalina e também acompanhei o trabalho desenvolvido pelo PDR. Na verdade vivenciei e estive até mesmo no alojamento em BH. Percebi que as instalações eram precárias e que apesar dos desafios a motivação da maioria dos alunos era maior ainda. O problema tornou-se mais acentuado e visível foi depois do término da primeira turma, ou seja, no processo de implantação das igrejas. Faltou planejamento ao extremo. Onde colocar as igrejas? Porque? Como? Quem? Quanto custa? Bom, perguntas que ao meu ver sequer foram levantadas. O fato é que Deus cuida, mas os lideres devem fazer sua parte e penso que o unico pensamento era ABRIR UMA IGREJA e que Deus faça o resto. Daí a "revolta", "decepção" e "frustação" dos que lá estiveram e de muitos que opostaram neste projeto, inclusive eu. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A CBN-MG tem muita capacidade de realizar maiores projetos, quer seja ele missionário ou eclesial, o problema é que a politicagem tem sido um cancêr no seu meio. Mesmo que existam pessoas formadas em teologia,muitos não fazem valer o juramento que é feito no culto de formatura. O certo é que infelizmente, muitos desses estão se vendendo por cargos, pelo status ilusório que é o ofício pastoral,e através disso; se omitem em alguns casos. Que tanto a geração de agora como do amanhã, acorde para tentar fazer melhor em prol do corpo(CBN)e não pelo interesse ($) ministerial. As vezes, alguns tem medo de pensar ou fazer algum "crítica", com medo dos supostos ungidos, contudo; se esquecem que os verdadeiros profetas nunca se calaram diante de ninguém, antes falaram a verdade( I Rs 22:15-23).

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. pessoal , assinem os comentários , fica mais fácil para debater algum assuto com a sua opinião que é muito importante.

    ResponderExcluir
  13. Sou a Andreiza Gouvêa,também estudei no DR e o que foi dito realmente é verdade e é muito triste chegar a conclusão que a diretoria não tem a menor noção do que é a obra missionária e com isso se aproveitam de jovens cheios de vontades para se alto promoverem.Isso não é visão de reino.Muitos de nós saimos decepcionados,pois esperavámos um trabalho sério,mas não encontramos issso lá.Ainda bem que tivemos alguns professores que nos deram ensinamentos preciosos,porque senão teria sido mera perca de tempo.Oro que no meio desses se levante pessoas realmente preocupado com o Reino de Deus e não com seu próprio reino.

    ResponderExcluir
  14. Oi,sou Andreiza Gouvêa e quando me refiro à diretoria do DR,me refiro a quem recebe o nome(o reconhecimento pelo trabalho dos outros) e não a quem trabalhou de forma ardua e fiel.

    ResponderExcluir
  15. pessoal , seria mt bom que ao fazer algum comentário , vcs se identificassem.
    adilson

    ResponderExcluir
  16. KKK...Não entendi sobre a ideia de alguém fazer acadêmia (horário livre) e fazer missões, qual é a complicação ou o que uma coisa tem haver com a outra? E pelo o que acompanhamos, todos os estagiários conseguiram executar suas metas (plantação de igreja, o problema é que por falta de planejamento e investimento, algumas igrejas plantadas (Veredinha e "Frutal"), não tiveram como prosseguir posteriormente.

    ResponderExcluir
  17. CONCORDO QUE AS PESSOAS TEM QUE SE IDENTIFICAR E PUBLICAR SOMENTE O QUE OBTER COERÊNCIA E PROVAS DE FATOS. CASO CONTRARIO, SERÁ CALUNIA E DIFAMAÇÃO, NOS LEVANDO A CRER QUE O ANÔNIMO ESTÁ APROVEITANDO ESTE ESPAÇO PARA UM DESABAFO PESSOAL .

    EU FIZ PARTE DO PROCESSO IMPLANTAÇÃO DE IGREJA E NÃO FREQUENTAVA ACADEMIAS MESMO QUE TIVESSE(evidente que seria no tempo livre) FREQUENTADO NÃO TERIA ALTERADO EM NADA NAS REAIS NECESSIDADES PARA SUSTENTAR AS IGREJAS IMPLANTADAS DEPOIS QUE PARTIMOS DA CIDADE.
    SOMENTE QUE VIVEU SABE O QUE REALMENTE ACONTECEU DURANTE O TEMPO QUE ESTIVEMOS LÁ.

    LENA SOUTO

    ResponderExcluir
  18. é muito veneno hein?? acho que igrejas podem ate ser implantadas mas com esse sentimento de revolta.. jesus que e deve ser plantando mesmo nos coracoes ta passando longe!! obs... fui aluna ta!!

    ResponderExcluir
  19. mas qual o seu nome minha amiga?
    fica melhor assim.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Não fiz a entrevista com Regis pra polemizar dessa forma, mas lendo os comentários dos meus irmãos percebo o quanto a igreja está distante do que Jesus ensinou no que se trata de relacionamento , amar , suportar em amor , negar a si mesmo , é mt difícil ver isso , e não é na igreja que é difícil ver , é no meio de quem deveria instruir e ajudar a igreja a caminhar em unidade e amor.

    ResponderExcluir
  22. Regis: O gente, vamos manter a calma, afinal; a ideia primária era trazer cada ex-Radical para reflexão, opinar,fazer e receber crítica construtiva. Tudo bem que cada um tem sua opinião, mas vamos respeitar o que o outro pensa, mesmo porque ninguém tem a razão de tudo. Tudo na entrevista foi o ponto de vista de alguém em particular, e nem todos precisam concordar. Mais uma vez: "vamos respeitar o ponto de vista do outro". Abraços

    ResponderExcluir
  23. pessoal , exclui algumas postagens anônimas,peço a vcs que assinem ,pois os comentários de vcs são sempre bem vindos desde que sejam assinados.

    ResponderExcluir