NOTÍCIAS DO VALE

Com seis casos confirmados, Diamantina tem surto de malária

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, área de garimpo é tratada como local de provável infecção. Autoridades emitiram alerta a municípios vizinhos





Um surto de malária identificado no município de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, trouxe alerta para as autoridades sanitárias estaduais e preocupa a população. No dia 19 de dezembro foram confirmados pelos técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) seis casos de pessoas infectadas pelo Plasmodium vivax, uma das seis espécies de protozoários que infectam o homem com a doença e o mais comum dos micro-organismos. 
Antes de Diamantina, todo o estado de Minas Gerais havia registrado oito casos em 2016. No ano de 2015 inteiro, foram apenas três, sendo que o último tratado em Diamantina foi em 2012 segundo o Datasus. O local que é tratado pela Diretoria de Vigilância Ambiental/Superintendência de Vigilância Epidemiológica Ambiental e Saúde do Trabalhador/Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde como o Local da Provável Infecção (LPI) é o garimpo de Areinha, que fica a 140 quilômetros do centro de Diamantina e tem uma população que chega a 2 mil garimpeiros, muitos deles vivem na sede do município. 

Já foram alertados todos os municípios de limite com o município de Diamantina e as áreas de municípios que possuem divisa ou estão ao longo do rio Jequitinhonha onde há atividade do garimpo. A nova equipe da prefeitura de Diamantina marcou para hoje uma reunião com a SES para se colocar a par das medidas que podem ser tomadas para garantir a segurança da população e o tratamento de possíveis doentes.

Até o momento, segundo o último informe da SES, houve o deslocamento de equipe para investigação e busca ativa de casos no local provável de infecção. Profissionais de saúde dos municípios estão sendo capacitados para o diagnóstico da malária. Medicamentos, kits diagnóstico e de medicamento específico e insumos para o tratamento dos casos estão sendo enviados, bem como material informativo sobre a malária para ser distribuído na área do provável local de infecção.

Está previsto também a adoção de medidas imediatas de prevenção e controle da malária no local, entre elas a borrifação com inseticidas dos LPI. Foi emitido também um alerta para todas as Unidades Regionais de Saúde e para o Ministério da Saúde alertar outros estados sobre a transmissão da malária na área de Garimpo de Areinha, já que há trabalhadores de várias regiões do estado e do país naquele local. Uma videoconferência para os profissionais de saúde sobre a vigilância e tratamento da malária também foi agendada para todas as Unidades Regionais de Saúde.

A malária é uma doença febril aguda. Das cinco espécies causadoras da malária humana, o Plasmodium falciparum, o mais letal, e o Plasmodium vivax, são os mais comuns no Brasil. Em poucos dias de infecção o P. falciparum propicia quadro grave, por isto, todo suspeito de malária deve, de imediato, ser submetido ao exame laboratorial. Já o Plasmodium vivax apresenta um quadro de clínico mais brando, de febre, mal estar, cefaleia, porém se não tratado o paciente pode levar a complicações e óbitos. Neste ano duas pessoas morreram de malária em Minas Gerais, as duas no município de Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Os sintomas iniciais são comuns as diferentes espécies de plasmódio. O quadro clínico típico é caracterizado por febre, calafrios, fraqueza, cefaleia, mal-estar. É necessário o exame laboratorial, além disso, avaliação do histórico de deslocamento do paciente suspeito como o diagnóstico diferencial nos casos com febre, particularmente naqueles com história de viagens a áreas de risco. O diagnóstico correto só é possível pela demonstração do parasita ou antígenos relacionados no sangue periférico do paciente.

A malária ocorre de forma endêmica, principalmente na Região Norte do Brasil (nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), em outros países amazônicos, no continente africano e outras áreas tropicais. No Brasil, existe transmissão residual de malária no Piauí, no Paraná e em áreas de bioma da Mata Atlântica nos estados de São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Nessa área não endêmica, o Brasil registra menos de 1% do total de casos do país. Porém, a letalidade por malária é até 100 vezes maior do que a detectada em área endêmica.

Fonte : Estado de minas

Agência dos Correiosde Veredinha é assaltada

veredinha_mg

Uma agência dos Correios foi assaltada na tarde desta terça-feira, 11 de outubro de 2016, em Veredinha, no Vale do Jequitinhonha. De acordo com o relato de testemunhas, dois homens chegaram ao local em uma motocicleta e anunciaram o roubo com armas de fogo em punho. O crime ocorreu por volta das 15 horas.
Segundo informações, o atendente foi surpreendido pela dupla. No momento do crime, vários clientes aguardavam atendimento. Após subtraírem todo o dinheiro do caixa, os autores evadiram do local, em uma moto Honda, de cor preta, e tomaram rumo ignorado.
O valor roubado não foi divulgado. A Polícia Militar (PM) foi acionada e realiza rastreamentos na região com intuito de localizar e prender os assaltantes.
Fonte: Minas Hoje

UFVJM vai oferecer cursos de graduação e especialização na modalidade EAD

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), tendo em vista a articulação de novos cursos e reofertas nos polos de educação a distância do Sistema UAB através do edital 75/2014 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Coordenação UAB/UFVJM, oficializou a oferta de cursos de graduação e especialização no município de Teófilo Otoni, a partir do primeiro semestre de 2017. Serão 40 vagas para o curso de graduação em Administração Pública, 30 vagas em especialização para Gestão Pública Municipal e mais 30 vagas de especialização em Ensino de Matemática.
O Edital e as informações sobre o processo seletivo dos cursos de graduação serão divulgados nos seguintes endereços: www.ufvjm.edu.br/copese, copese@ufvjm.edu.br, no telefone (38) 3532-1277 e www.ead.ufvjm.edu.br. O período de inscrições acontecerá de 1º a 26 de setembro e as provas no dia 13 de novembro, podendo o candidato optar pelo vestibular ou nota do ENEM.
As informações para o processo seletivo dos cursos de especialização estarão disponíveis a partir do mês de setembro no sítio da PRPPG, seção Pós-graduação – Lato Sensu – Editais de Seleção:http://ufvjm.edu.br/prppg







(Informações e foto da Assessoria de Comunicação da UFVJM)

via Aconteceu no Vale

PM de Angelândia e Capelinha fazem operação conjunta e prendem falsos policiais



01 (2)
Furto ocorreu em Setubinha. Policiais de Capelinha e Angelândia armaram tocaia para pegar falsos “colegas”
Com roupa semelhante às fardas da Polícia Militar e empunhando armas de fogo, dois moradores de Capelinha foram até uma casa, em Setubinha, e pediram para verificar os documentos da moto do morador. Sob o pretexto de que o chassi do veículo estava adulterado, a dupla colocou a moto em uma caminhonete Saveiro e seguiu rumo a Capelinha. Desconfiado da abordagem – já que nenhum reboque foi chamado, o setubinhense entrou em contato com o Quartel da PM e informou o ocorrido. Os militares de Setubinha explicaram que aquele não era o procedimento e foi montada uma operação para captura dos falsos policiais.
02
Acionados, militares de Angelândia (possível rota de fuga) e Capelinha ficaram de tocaia aguardando a passagem da dupla, que foi presa em flagrante na estrada. Na caminhonete estava a moto furtada e ainda uma réplica de pistola, uma escopeta calibre 20 e as “fardas falsas”.
A ocorrência policial foi registrada como estelionato. Os capelinhenses presos foram levados para Setubinha e encaminhados para Teófilo Otoni.
Fonte: Rosa Santos

PM PRENDE SUSPEITO DE ESTUPRAR JOVEM E IDOSA EM CAPELINHA


Vítimas foram abusadas e roubadas nos bairros Vista Alegre e Planalto
Na noite do último sábado, 23 de abril, a Polícia Militar de Capelinha prendeu um homem de 38 anos, suspeito de estuprar duas mulheres, uma de 28 e outra de 59 anos, nos bairros Vista Alegre e Planalto. Os abusos teriam ocorrido entre as 22h e as 2h da manhã do mesmo dia da prisão.
O suspeito é conhecido por Adão Borracheiro e, segundo a PM, além de estuprar ele também roubava pertences da vítima. A equipe de militares formada pelos sargentos Charles e Augusto, e os soldados Caetano e Coelho, apreenderam também celulares e dinheiro que estavam de posse do suspeito.
Nos dois casos, as vítimas foram surpreendidas, enquanto dormiam, por um homem negro trajando blusa branca e calça jeans, que pulou o muro, invadiu o quarto e destrancou a porta da casa, usou de violência para dominar as vítimas e, após retirar-lhes toda a roupa, abusou sexualmente delas.
No bairro Vista Alegre, ao invadir o quarto de uma mulher de 29 anos, o homem falou: "Quero transar com você". A vítima começou a gritar por socorro, mas o homem deu-lhe um soco na cara e começou a enforcá-la, retirou toda a sua roupa e a empurrou contra a parede, iniciando o abuso sexual. Como a vítima gritava muito, ele pulou o muro e fugiu.

No bairro Planalto, segundo a ocorrência policial, a vítima é uma senhora de 59 anos, e, após o abuso, o homem exigiu dinheiro e começou a revirar a casa. Aproveitando-se de uma distração do agressor, a senhora correu até a casa da vizinha e pediu socorro. O homem então roubou o celular da vítima e fugiu.
De posse das informações, os policiais militares iniciaram as buscas e, na rua Juventino Vieira, no bairro Maria Lúcia, encontraram um homem com as mesmas características informadas pelas vítimas saindo de uma casa. Adão Borracheiro, como é conhecido, negou a autoria dos abusos, mas permitiu que a polícia entrasse na casa. Os militares encontraram no local o celular de uma das vítimas e R$ 185 em dinheiro. As duas mulheres reconheceram Adão como sendo o autor dos estupros, sendo que, segundo a ocorrência policial, uma das mulheres o reconheceu “com veemência”.
As vítimas e o suspeito foram encaminhados ao hospital de Capelinha, onde passaram por atendimento médico. Adão Borracheiro foi preso e está na cadeia de Capelinha à disposição da Justiça. Outras mulheres que tiverem sido abusadas devem procurar a PM ou ir direto à delegacia de polícia para relatar os fatos.
O telefone da PM é o 190, e o da Civil é o 197.
Rosa Santos
Fonte: Capelinha.net


Homem é morto durante caçada com o vice-prefeito de Veredinha

A Polícia Civil irá investigar o assassinato de um homem registrado na tarde desse sábado, 20 de fevereiro, na zona rural de Veredinha, no Vale do Jequitinhonha. A morte de João Carlos ainda é um grande mistério e aconteceu durante uma caçada com amigos, entre eles o atual vice-prefeito do município, Geraldo Cordeiro de Carvalho (PSB), o Ladim Barbosa, de 51 anos.
As primeiras informações dão conta de que na tarde de ontem o vice-prefeito teria ligado para a Polícia Militar (PM), muito nervoso, informando sobre a morte de um dos amigos de caçada. O político também passou a localização do copo, que foi encontrado pelos militares em meio à floresta e já sem sinais vitais em um local conhecido como Estaquinha, próximo ao distrito de Mendonça.
Ao ser indagado sobre as circunstâncias da morte, conforme a PM, a ligação foi interrompida. O policial que atendeu ao telefone ainda teria tentado fazer novos contatos, mas não conseguiu mais falar com o vice-prefeito Ladim.
De acordo com informações iniciais da PM, a vítima João Carlos aparentemente foi alvejada por dois disparos de arma de fogo, possivelmente de armas diferentes. Levantamentos posteriores da PM também indicam que o homem não teria sido alvejado no local onde foi encontrado.
Os militares apreenderam uma arma que possivelmente estaria sendo utilizada pela vítima na caçada. A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada e após os trabalhos de praxe, o corpo foi encaminhado para o Posto de Medicina Legal em Capelinha para realização de necropsia.

Após rebelião, 47 presos de Capelinha foram transferidos



Motim aconteceu na tarde de sexta-feira, 4 de dezembro. Os presos alegam terem ficado sem banho de sol
Na manhã da última sexta-feira, 4 de dezembro, Capelinha foi acometida por uma forte chuva. Na cadeia da cidade, este fato impediu o banho de sol dos presos, um grupo de detentos então iniciou uma rebelião usando este fato como motivação. O motim começou por volta das 11h30, os presos quebraram algumas divisórias de parede (as celas possuem meias-paredes para separar a área do banheiro do dormitório) e, com os pedaços de concreto, começaram a destruir o local.
Foram arremessados blocos de concreto no corredor, que recebeu ainda grande quantidade de lixo. Os presos ainda tentaram quebrar as grades das celas com os pedaços de concreto.

O agente penitenciário de plantão acionou o delegado Marcos Valverde, diretor da cadeia, que foi para o local e, de lá, acionou a Polícia Militar e os demais órgãos de segurança pública, como Promotoria de Justiça e Poder Judiciário. “Colocamos toda a nossa equipe disponível para atuar na cadeia, os militares têm treinamento especializado para adentrar estabelecimentos prisionais, isso facilitou no controle dos detentos”, ressalta o comandante do Pelotão da Polícia Militar de Capelinha, tenente Rodrigo Louzada, responsável também pelos pelotões das cidades que compõem a Comarca, Água Boa e Angelândia.
 Em pouco tempo, já estavam na cadeia os delegados, os militares, o promotor de Justiça Cristiano Moreira e a juíza da Comarca, Natalia Discacciati Rezende. Após contato com o sistema carcerário do Estado, foi definida a relocação de 47 dos 86 presos que cumprem pena na cadeia de Capelinha. A ação foi rápida e eficaz, pois poucas horas após a rebelião os presos foram transferidos para as cidades de Guanhães, Teófilo Otoni, Mantena e região metropolitana de Belo Horizonte. A reportagem do JORNAL LOCAL apurou que, entre os rebelados, estava um preso com uma condenação de 42 anos a cumprir. Neste caso, a Justiça brasileira determina que ele seja transferido para um presídio.
As celas comprometidas terão de passar por reforma, e a transferência aconteceu em caráter de urgência porque a rebelião deixou a cadeia de Capelinha sem condições de abrigar todos os presos que antes lá estavam. Segundo o tenente Louzada, “nem todos os presos da cadeia participaram do motim. As ocupantes da cela feminina, por exemplo, não se rebelaram”. Outro grupo de preso que também não participou da confusão é formado pelos “detentos do seguro”, aqueles que ficam em celas separadas por não serem aceitos pelos demais detidos. A Polícia Militar de Capelinha permaneceu no local até as 22h, e, neste momento, a situação é tranquila na cadeia.
NOTA DA REDAÇÃO: Capelinha é a única cidade da região da Polícia Civil de Minas Gerais que não tem uma equipe da SUAPI (Subsecretaria de Administração Prisional). Caso tivesse, isso que facilitaria o combate às rebeliões e, na maioria dos casos, evitaria os motins.
Fonte: Jornal Local 

Rebelião de presos na Cadeia de Capelinha deixa celas destruídas


Rebelião de presos na Cadeia de Capelinha deixa celas destruídas
Inconformados com a suspensão do banho de sol – tempo em que os presos tem semanalmente para ficar no pátio da cadeia – detentos da cadeia pública de Capelinha se rebelaram. Eles destruíram três celas e conseguiram arrombar as grades ocupando o corredor. As Polícias Militar e Civil reforçaram o efetivo e ao serem recebidos a pedradas conseguiram agir rapidamente controlando a situação. Segundo a polícia militar, a suspensão do banho de sol foi causada pela forte chuva que caía na cidade pela manhã.

A Juíza da Comarca acionou o sistema carcerário do estado e decidiu que 47 dos 86 presos que cumprem pena na cadeia de Capelinha sejam transferidos para as cidades de Guanhães, Teófilo Otoni, Mantena e região metropolitana de BH uma vez que a capacidade do recinto foi reduzida. Neste sábado eu entrevisto o Tenente Louzada comandante do Pelotão PM que falará sobre a rebelião e a ação policial.
JAILSON PEREIRA
ARANÃS FM

ALERTA: PRESOS PERIGOSOS FOGEM DO PRESÍDIO DE TEÓFILO OTONI E PODEM ESTAR NA REGIÃO

Vários presos fugiram do Presídio de Teófilo Otoni/MG, após rebelião neste feriado de 12 de outubro. Policiais de todas as delegacias e militares dos batalhões da Polícia Militar estão em alerta em relação a esta fuga. Segundo informações, possíveis entradas de celulares no presídio tenham facilitado a combinação entre os fugitivos e pessoas externas, que facilitaram evasão dos criminosos.
Os foragidos podem ter vindo para a Bahia, especialmente Teixeira de Freitas, cidade de tríplice fronteira. Cidades como Itamaraju, Itabela e Eunápolis também podem estar na rota de fuga desses detentos, pois, em Porto Seguro, segundo informações, tem uma vasta região, já conhecida como abrigo de criminosos. A rebelião no Presídio de Teófilo Otoni começou durante a madrugada da segunda-feira (12), quando detentos colocaram fogo nas celas.
12115591_865352100247562_5082551530776982082_n
Segundo a Subsecretaria de Administração Prisional (SUAP), 14 presos conseguiram fugir durante a ação no Conjunto Penal e ainda não foram recapturados. Um procedimento interno foi instaurado pela direção-geral da unidade e irá apurar as responsabilidades pelo ocorrido. A Polícia Civil realizou perícia na unidade prisional e vai abrir inquérito.
Vejam os nomes dos fugitivos da Penitenciária de Teófilo Otoni
1- Sérgio Leandro de Jesus Souza
2- Maurício Carvalho dos Santos
3- Alessandro Silva Ferreira
4- Ronei Nunes da Silva
5- Alexanser da Silva Pereira
6- Rodnei de Paula Almeida
7- Vagner de Oliveira Nunes
8- Allan Cleidson Santos Raimundo
9- Edílson Alves de Souza
10- Raphael Ferreira Santos Virgulino
11- Gleisson Rodrigues dos Santos
12- Wanderson Martins de Souza
13- Alan Delon Tiago de Araújo Borba
14- Leandro Queiroz de Jesus
fonte: Portal Aranãs

Grave acidente deixa vítima fatal na estrada que liga Capelinha a Itamarandiba

Um gravíssimo acidente envolvendo um micro-ônibus e uma picape da marca Fiat Strada, cor prata, se chocaram na MG-214 estrada que liga as cidades de Itamaradiba e Capelinha.

O fato ocorreu por volta das 15hs, aproximadamente 17 km de Itamarandiba, próximo ao lugar conhecido como “Eucalipto cheiroso”.

O SAMU foi acionado imediatamente esteve no local do acidente, mas segundo informações extraoficiais, o condutor da picape Edmar, ficou preso nas ferragens e já sem vida. O passageiro da picape foi levado para o Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra, mas não temos informações quanto ao estado de saúde.

A Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e Perícia técnica foram acionadas para avaliação do local e retirada do corpo do motorista.

Dentro de instantes maiores informações do caso.



Fonte: ITAMARANDIBA HOJE

Funcionário público é assassinado ao tentar evitar assalto na agência dos Correios de Lassance



Um homem foi executado na tarde desta quarta-feira (23/09) ao tentar intervir em um assalto a uma agência dos Correios em Lassance, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Civil, a vítima é funcionário da prefeitura, mas estava cedido à delegacia da cidade.
Ainda segundo a PC, ao ver os bandidos, o homem tentou intervir, mas acabou sendo baleado. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os suspeitos fugiram e até o início da noite não foram localizados.
Homem é assassinado na porta de casa em Pirapora
Um homem de 35 anos foi morto a tiros no Bairro Santo Antônio em Pirapora (MG). Uma testemunha disse para a Polícia Militar que ele foi chamado no portão e foi baleado.
A testemunha também informou para a PM que depois de ouvir os barulhos dos tiros, viu que o homem estava caído ao chão. O homem foi socorrido, mas não resistiu. Não há suspeitos do crime e a motivação é desconhecida. (G1 Grande Minas)

Jovem morre em grave acidente no perímetro urbano de Itamarandiba


Um jovem de 19 anos morreu em um grave acidente na madrugada deste domingo, 23 de agosto, em Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha. Segundo informações, a vítima retornava de uma festa na companhia de outras quatro pessoas, quando na Rua da Brígida, no Bairro Bom Jesus, o veículo em que estava colidiu violentamente contra um muro.
Os ocupantes do carro foram socorridos e encaminhados para atendimento médico em um hospital da cidade, mas Bruno Henrique Meira não resistiu aos graves ferimentos e veio a óbito.
A Polícia Militar e a Perícia Técnica da Polícia Civil compareceram ao local do acidente para os trabalhos de praxe.
01 02 03acidente_itamarandiba_5
Fonte: Aconteceu no Vale


Sobe para seis o número de mortos em acidente envolvendo dois ônibus no Vale do Jequitinhonha


Subiu para seis o número de mortos no acidente entre veículos coletivos registrado na manhã do dia 20 de agosto, na altura do quilômetro 491 da BR-367, entre Carbonita e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. A colisão frontal envolveu um ônibus da empresa Silvio Tur, que transportava 42 trabalhadores rurais da região Sul de Minas para Chapada do Norte, e o micro-ônibus, que levava pacientes de Araçuaí para tratamento médico em Diamantina.
Com o impacto do acidente, um dos veículos tombou na pista. Otacílio Amaral Oliveira, de 35 anos, e Maria Esmenia da Cruz Prates, de 69 anos, ficaram gravemente feridos e vieram a óbito no local. Vários ocupantes dos dois veículos foram socorridos para o Hospital São Vicente de Paulo, em Carbonita, e para o Pronto Atendimento Santa Izabel, em Diamantina. Alguns com ferimentos graves, inclusive, de acordo com o Corpo de Bombeiros, com amputações de membros.
Na madrugada do dia seguinte, 21 de agosto, um aposentado e o motorista Jackson Lages Melo, de 36 anos, que conduzia o micro-ônibus, não resistiram aos graves ferimentos e faleceram.
Outras duas vítimas, uma aposentada de Chapada do Norte e um idoso de Araçuaí, também vieram a óbito devido aos ferimentos sofridos no acidente. Gentil Esteves, de 85 anos, que faleceu na noite de domingo, 23 de agosto, será sepultado nesta segunda-feira (24) em Araçuaí.
















Jackson era o motorista do micro-ônibus – Foto: Reprodução / Redes Sociais

















Otacílio Amaral e Maria Esmenia morreram no local do acidente – Foto: Reprodução

LEIA MAIS
GALERIA DE FOTOS


































(Fotos: Divulgação Corpo de Bombeiros / Polícia Militar Rodoviária / Internautas)
Fonte:aconteceunovale.com.br

Farmácia Básica é invadida e roubada em Capelinha

Fonte : Capelinha.net
A Farmácia Básica em Capelinha sofreu uma invasão na madrugada desta quarta feira (12). 

Os invasores deixaram um rastro de estragos e vandalismo, quebraram a porta da frente, derrubaram e quebraram o portão e roubaram um computador e a televisão. Os funcionários da Farmácia chegaram ao Local pela manhã para o trabalho, acionaram a Policia e não entraram até a chegada dos peritos da Policia Civil e Militar.
A polícia está investigando mas ainda não tem pistas dos ladrões.

Santa Casa de Diamantina esclarece sobre caso de meningite meningocócica

A Santa Casa de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, divulgou nota na tarde desta quarta-feira, 12 de agosto, esclarecendo à população do município sobre óbito da jovem Yasmin Almeida, de 17 anos por doença meningocócica. A notícia se espalhou pelas redes sociais e provocou pânico e centenas de comentários equivocados sobre o caso.
O documento divulgado pela unidade de saúde tranquiliza os diamantinenses e orienta sobre as medidas que devem ser tomadas em caso de sintomas da doença. Leia a nota na íntegra:
11866330_1473748032948135_8031517334150275866_n
A jovem faleceu no último dia 11 de agosto
“Tornou-se pública a notícia do óbito de uma jovem por doença meningocócica, ocorrido no último dia 11 de agosto. A Santa Casa de Caridade de Diamantina vem manifestar suas sinceras condolências aos familiares e amigos da menor. Não há consolo que alivie a dor irreparável de uma perda como esta.
Contudo, é importante compreender que não há motivo para pânico. O serviço de infectologia da Santa Casa e todo o aparato epidemiológico do município estão empenhados nas ações necessárias para evitar a disseminação da doença, antes mesmo da confirmação diagnóstica.
O uso de antibióticos para prevenção de novos casos deve ser analisado com cautela. A doença é transmitida por gotículas recentes de saliva. Devem receber a medicação somente as pessoas que tiveram contato íntimo ou muito prolongado com a paciente nos últimos quinze dias, mesmo que já tiveram sido vacinadas para meningite. O risco de transmissão é insignificante para quem não teve este tipo de contato. O uso dos antibióticos sem necessidade está sujeito aos efeitos colaterais, e pode aumentar a força das bactérias presentes no ambiente. Ou seja, uma medida errada de controle pode aumentar o risco de aparecimento de bactérias resistentes e de infecções muito mais sérias no futuro.
No caso de dor de cabeça forte, vômitos, sonolência, febre, manchas pelo corpo, dores nas pernas ou confusão mental, procure os plantões da Santa Casa (no caso de adultos) ou do Hospital Nossa Senhora da Piedade (para crianças e gestantes). Aqueles que tiveram contato com a paciente podem procurar também os postos de saúde, para avaliar a necessidade do uso de antibióticos. Se não teve contato e não apresenta nenhum dos sintomas, fique tranquilo. Não há motivo para preocupação.
Não use medicações por conta própria. Não entre em pânico. Evite comentários, se não tiver certeza do que está falando. Respeite a família. Em caso de dúvidas, procure imediatamente avaliação médica, especialmente se você esteve em contato com a paciente. Os hospitais e postos de saúde estão bem orientados para lidar com os casos suspeitos.
Vamos juntos superar esta triste notícias, com o respeito que nossa saúde merece. Conte conosco, e nos ajude a divulgar, compartilhando esta mensagem.”, assinam a nota o Diretor Clínico e Neurocirurgião, Dr. Leonardo Gomes de Ramalho, e o Diretor Técnico e Infectologista, Dr. Frederico Toledo Rocha.
fonte : portal Aranãs

Carreta que seguia para Capelinha perde o freio e provoca acidente em São João Evangelista

Duas carretas colidiram no início da tarde desta sexta-feira, 17 de julho, na MGC-120, na saída de São João Evangelista para Guanhães, no Vale do Rio Doce.
De acordo com relatos, os veículos seguiam em comboio no sentido Guanhães/Capelinha, quando próximo ao Posto Mirandão, um deles apresentou problema mecânico e colidiu contra a traseira do outro.
Felizmente foram registrados somente danos materiais, o impacto do acidente deixou a frente da carreta com placa de Ribeirão Preto (SP) bastante danificada.
O acidente deixou uma das vias interditadas, o trânsito segue lento no local. Um guincho foi acionado para remoção da carreta.
acidente_sje_17_3
acidente_sje_17_2
Fonte : portal Aranãs

Peão que morreu no rodeio em Capelinha, também participou de novela da Globo



Fonte: Capelinha.net

Peão morre durante rodeio em Capelinha


Uma fatalidade entristeceu a noite de 21 de Março em Capelinha. O que era para ser alegria e diversão acabou em tragédia e tristeza, durante o evento Capelinha Rodeio Show. O peão Marcos Silva de Souza, de 42 anos de idade que participava da competição, se desequilibrou e caiu do animal depois de permanecer alguns segundos sobre o boi.

Após cair do touro, a vítima foi atingida no tórax, pelas patas do animal, foi socorrido por uma ambulância que estava no local, encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu momentos depois.

O peão Marcos Silva de Souza, tinha 42 anos de idade, era casado e natural de Colorado, no Estado do Paraná. Segundo informações, no momento do acidente ele usava todos os aparatos de segurança, conforme as recomendações legais























Fonte: Capelinha.net

Homem tem a perna arrancada em acidente próximo a Capelinha


Batida entre moto e carro aconteceu a cerca de 150 metros da Curva da Morte. Um dos ocupantes da motocicleta teve a perna arrancada.

Um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta deixou um homem gravemente ferido na madrugada deste domingo, 4 de janeiro, na MG-308, entre Capelinha e o povoado de Vendinhas, no Vale do Jequitinhonha.

De acordo com um dos militares que atenderam a ocorrência, o condutor da moto colidiu na lateral do carro, que trafegava no sentido contrário, durante uma ultrapassagem a cerca de 150 metros de um local conhecido como Curva da Morte. Com o impacto do acidente, um dos ocupantes da motocicleta teve a perna arrancada.

As vítimas foram socorridas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhadas para atendimento médico na Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo, em Capelinha. Entramos em contato com a unidade de saúde, mas a atendente informou à reportagem que não estava autorizada a fornecer nenhuma informação a respeito do estado de saúde das vítimas. O condutor do carro nada sofreu.

Aconteceu no Vale

Vereador tranca prédio da Câmara e impede eleição de nova mesa diretora em Virgem da Lapa


A sessão para eleger a nova direção da Câmara estava marcada para o dia 16 de dezembro, mas foi adiada para esta quinta-feira (1º). Vereadores aguardam decisão judicial para realizar a votação.

Como já era previsível, a eleição da mesa diretora da Câmara de Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha, não aconteceu nesta quinta-feira (1º) e uma nova eleição está marcada para o dia 26 de janeiro.

A votação para renovação da mesa diretora estava prevista para o dia 16 de dezembro e acabou sendo transferida para ontem. Na prática, o segundo adiamento reforça o clima de tensão que predomina no meio político do município.

A disputa pela presidência da casa se transformou em uma guerra jurídica e de poder, entre os vereadores Carlos Lacerda Jardim (PMDB), o Lacerda, e o atual presidente, Antonio Fonseca de Oliveira, o Tonhão. “A eleição seria nesta quinta-feira (1). Quando chegamos para votar, encontramos o prédio da Câmara fechado.”, denuncia o vereador Carlos Lacerda.

“O atual presidente, Antonio Oliveira, está realizando manobras para se manter no poder e o adiamento da eleição visa a compra de votos para derrotar minha candidatura. Temos provas disso.”, afirma Lacerda.

Foram protocoladas duas candidaturas: a do vereador Lacerda e a do vereador Cleuver Geraldo Prates Murta (PDT), o Lote do Esporte, apoiado pelo atual presidente. “Antes da eleição fui informado que a minha candidatura havia sido cassada pelo próprio presidente da Casa. Entrei com mandado de segurança e obtive uma liminar para continuar na disputa.”, informou o vereador Lacerda.

Segundo ele, o vereador Antonio Oliveira não tem mais prerrogativas como presidente da Câmara. “O regimento interno é claro. Após o dia 1º de janeiro, não havendo eleição para renovar a mesa diretora, o vereador mais votado, assume a presidência.”, diz Lacerda.

Ouvido pela reportagem, o vereador Antonio Oliveira (Tonhão) disse que quer evitar tumulto envolvendo a disputa pela presidência. “Por enquanto está mantida a data de 26 de janeiro para a eleição. De qualquer forma, estamos aguardando uma decisão judicial sobre o caso.”, disse ele.

O mandato de presidente da Câmara é de dois anos. O salário de um vereador do município de Virgem da Lapa, que possui cerca de 14 mil habitantes é de R$ 4.200 reais. A Câmara Municipal de Virgem da Lapa possui 9 vereadores.

(Gazeta de Araçuaí)

Confusão entre jovens acaba com diversão de turistas em Itamarandiba

Uma confusão generalizada envolvendo um grupo de jovens, acabou com a diversão de turistas que se deslocaram nesta quinta-feira (25) para a Cachoeira do Capanga, a cerca de 10 quilômetros do distrito de Santa Joana, município de Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha.

briga_santa_joana_1

Não havia segurança na área e a polícia não foi acionada – Foto: Gazeta de Araçuaí
De acordo com as informações, a briga começou por volta das 17 horas, quando um rapaz residente no distrito de Santa Joana, acusou um outro que estava no grupo, de ter furtado uma carteira de um outro rapaz, residente no bairro São Geraldo, em Itamarandiba. Pelo menos 20 jovens se envolveram na briga.
Em um determinado momento o jovem que estava sendo agredido, foi arrastado para as margens do rio Itamarandiba e atingido com chutes e golpes de capacete.
As agressões continuaram em uma colina próxima aos dois bares existentes no local, onde um dos envolvidos se armou com um pedaço de madeira. O rapaz agredido caiu no chão e foi novamente chutado. Ele ficou com o rosto completamente ensanguentado.
Em seguida, apareceram dois jovens montados em uma moto, com placa de Curvelo, e tentaram invadir o bar, onde o jovem que estava sendo perseguido se refugiou.
A dona do bar tentou acalmar a situação, que ficou tensa. Pelo menos 200 pessoas presenciaram a confusão mas ninguém quis se envolver. Os turistas acabaram abandonando o local.
briga_santa_joana_2
Pelo menos 20 jovens se envolveram na confusão – Foto: Gazeta de Araçuaí
briga_santa_joana_3
Cachoeira do Capanga é o principal ponto turístico do distrito de Santa Joana – Foto: Gazeta de Araçuaí
Fonte: Gazeta de Araçuaí

PONTE DE R$ 2 MILHÕES CONSTRUÍDA HÁ DEZ ANOS FICA ABANDONADA NO VALE DO JEQUITINHONHA

Estrutura fica entre Minas Novas e a BR-367.

Uma ponte construída há cerca de dez anos para desafogar o trânsito entre a cidade histórica de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, e a BR-367, caminho que leva o norte de Minas à Porto Seguro (BA), está fechada e ninguém sabe o motivo.

A estrutura, que custou cerca de R$ 2 milhões aos cofres públicos tem 200 metros de comprimento e quase 30 de altura, mas está, literalmente, jogada para o mato.



A 20 km da ponte, fica a barragem de Santa Lúcia, que não está funcionando. Caso estivesse, a água teria coberto a parte de baixo da estrutura, deixando apenas cerca de 3 m sem água.

O ponte foi construída pelo governo Estadual, na época que a rodovia era administrada pelo Estado, mas foi repassada ao Dnit após a federalização da via.

Enquanto isso, motoristas precisam atravessar três pontes de madeira entre Minas Novas e Chapada do Norte, sendo que lá estão madeiras soltas, pregos e buracos. Na BR, a situação não é melhor, já que 30 km da rodovia ainda não foram pavimentados.

O advogado José Coelho Júnior diz que vai mover um processo contra a União na tentativa de solucionar o problema— Quem tem direito não pede, exige. Nós vamos exigir de acordo com a lei.

Via R7 MG

Cerâmica do Vale do Jequitinhonha é reconhecida em todo o país

Turistas vão ao local para apreciar trabalhos. Artesanato sustenta famílias da região.

               

A cerâmica do Vale do Jequitinhonha tem um estilo diferenciado e próprio. Dona Zezinha é uma das artistas de região de Minas Novas.  Não foi ela que escolheu o artesanato. O artesanato escolheu Dona Zezinha por uma questão de necessidade.
“A necessidade era muita e impulsionou todo mundo a trabalhar com o barro", conta. Com o tempo veio o reconhecimento internacional. "Eu até fui escolhida pra participar daquele mulheres artesãs do Brasil, eu até fui selecionada pra mim ir lá na ONU. Mas aí eu não fui não”, diz.
São mais de 30 anos trabalhando com o artesanato. As primeiras peças foram para suprir a falta dos brinquedos convencionais. Uma das filhas de Dona Zezinha ajuda na pintura das peças. Toda a família se sustenta pelo artesanato.
O artesanato de Minas Novas já ultrapassou os limites do Vale do Jequitinhonha. Quem antes só comprava as peças, agora faz questão de ir até lá saber como elas são feitas.
O local recebe turistas. Todos entram na rotina das artesãs, se hospedam por uma semana na casa delas.
Quem não vai à zona rural, pode apreciar a arte do Jequitinhonha na cidade de Minas Novas. O sobradão, uma das primeiras construções de quatro andares do Brasil, em pau a pique, foi sede do governo da província de Minas Novas. Hoje, o prédio de barro de 1821 virou museu e ponto de venda das peças.
O cotidiano moldado em barro retrata a realidade da roça: seus animais, os amores que surgem, a vida que se multiplica, peças que têm a cara do Vale, a essência do Jequitinhonha e um pouco dos sentimentos de quem as cria.