terça-feira, 10 de abril de 2012

ONG Rio Gospel desenvolve trabalhos sociais junto a comunidades carentes no Vale do Jequitinhona



ONG Rio Gospel desenvolve trabalhos sociais junto a comunidades carentes no Vale do Jequitinhona
O trabalho desenvolvido pela ONG Rio Gospel visa erradicar a prostituição infantil no Vale do Jequitinhonha, no estado das Minas Gerais.
O responsável pelo projeto, professor Edson Gomes, conversou com o Gospel+ numa entrevista exclusiva, falando sobre a história do projeto, áreas de atuação e parceiros.
Gomes explica que o projeto de combate à prostituição infantil é um dos projetos da ONG, e que a ideia surgiu após assistir uma reportagem que mostrava crianças se prostituindo por causa da fome.
Confira nossa conversa com o professor Edson Gomes:
Quais as áreas de atuação e público alvo do projeto?
Somos uma ONG.Evangélica  Baseada na doutrina cristã. Hoje temos três projetos. O projeto que queremos apresentar é um projeto que está combatendo a prostituição infantil no Vale do Jequitinhonha (MG)., -Tirar as meninas de 10 a 13 anos da prostituição é a nossa missão a 6 anos nesta região.
Qual o tempo de atuação do projeto? Poderia contar um pouco da história, como surgiu, quem idealizou?
Em 2008 ao assistir um vídeo no SBT, eu Edson Gomes,  Professor,  Capelão Comunitário e prisional me senti muito sensibilizado com o que aquele vídeo apresentava, crianças de 10 a 13 anos de idade  se prostituindo por 10 e 50 centavos, pois a fome estava afetando toda a família e elas não tinham outra saída a não ser vender seus corpinhos para conseguir levar o alimento para casa, inclusive algumas tinham o vírus da Aids.
A partir deste anos saímos do Rio de Janeiro com uma caravana levando aproximadamente 60 profissionais de várias áreas num ônibus fretado, um caminhão com quase 20 toneladas de alimentos, roupas, calçados e brinquedos e passamos a fazer esta trabalho todos os anos, cada ano em uma cidade, hoje já percorremos as cidades de Minas Novas, Capelinha, Almenara, Turmalina, Chapada do Norte e estamos nos preparando para em julho irmos para Itaobim, todas cidades do Vale do Jequitinhonha que é composto por 51 cidades.
Há três anos estamos trabalhando para implantar a Escola de Corte e Costura do Vale do Jequitinhonha, pois assim a cada ano iremos diminuir os peixes e aumentar o números de varas para ensinar a pescar. Hoje temos 12 máquinas de costuras e uma máquina de fazer fraudas na casa lar, na cidade de Minas Novas.  Onde funciona a primeira turma da escola de corte e costura do Vale do Jequitinhonha
O Próximo passo do Projeto é dar inicio a implantação de turmas da Escola de Corte e costura em todas as cidades, e posteriormente juntar estas mulheres em cada cidade em  cooperativas, para ajudá-las a conseguir as suas rendas, para que não venham mais a enviar as suas próprias filhas à prostituição.
Já estamos trabalhando para conseguirmos até julho deste ano R$ 39.000, 00 para a compra de 6 máquinas de costura profissionais, e implantação de mais uma turma, desta vez na cidade de Turmalina. Este valor que estamos buscando dará para implantar a Turma e custea-la por 12 meses, com instrutores, aluguel, despesas de insumos. Veja o projeto no: http://www.lets.bt/project/prostitui-o-brincadeira-de-crian-a
Quais os parceiros que o projeto possui?
Oficialmente não temos nenhum parceiro fixo, temos divulgado e temos recebido ajuda de pessoas físicas em geral que estão nos ajudando, porém esta ajuda é muito pequena para o tamanho do projeto, as pessoas se apresentam sensibilizadas para nos ajudar, porém esta ajuda é só para conseguirmos os alimentos para levar, já que as roupas, calçados e brinquedos para levar na viagem anual, no decorrer de todo ano saímos de igreja em igreja recolhendo e estocando para serem levadas na caravana.
Inclusive as máquinas de costura que temos na nossa turma de corte e costura da cidade de Minas Novas, são maquinas domesticas doadas por  pessoas do seu uso  pessoal, e hoje não mais atende as nossas necessidades. Mais irão ficar nesta casa para atender as necessidades da casa LAR  e continuar servindo para ensinar ao oficio do corte e costura.
Poderia contar um ou mais testemunhos de pessoas que foram beneficiadas pelo projeto?
Nestes 5 anos de viagem de Ação Social ao Vale do Jequitinhonha temos já levamos mais de 2 mil cestas básicas, 50 toneladas de roupas, brinquedos, moveis, eletrodomésticos, geladeira, televisão, etc. Por onde nossa caravana passa temos testemunhos de mudanças e Bênçãos de Deus.
Porém um fato que nos chamou a atenção na cidade de Minas Novas, foi quando em 2009 visitamos a casa Lar para deixar as máquinas de costuras e em conversas com as meninas de  que ali vivem, pois são abusadas sexualmente em suas casas, muitas vezes pelos próprios país, uma das meninas nos disse que elas eram motivadas pelas mães para se  prostituirem, isto meninas com idade de 10 a 13 anos de idade e ainda ouvimos de uma monitora que ali estava que aquelas meninas precisavam de absorventes  íntimos, pois a maioria delas tinham que reciclar seus absorventes íntimos. Isto nos deixou perplexos e no ano seguinte, levamos uma máquina de fazer absorvente e fraudas descartáveis que hoje se encontra na Casa Lar.
Quais os meios de contato do projeto?
É possível nos contatar através do E- mail edsongomes@reflexoemocoes.com.br, ou através do site portalriogospel.com.br. Há também outros meios, como o blogwix.com/edsongome7/projeto-do-site, canal no Youtube youtube.com/riogospel?gl=co&hl=es-419, Twitter -  https://twitter.com/#!/ongriogospel, Facebookfacebook.com/pages/ong-riogospel/1733540066074161?res=tn_tnmn ou nos visitar na Rua Sargento Ivan Pereira Sá, 110 – Bangu – Rio de janeiro – RJ - Tel: (21) 3337 6813 – 3337 6827 – 9893 6162.
Quais as formas de contribuição e necessidades do projeto?
Hoje o nosso objetivo e alvo é já em Julho inaugurar esta nova turma da Escola de Corte e Costura do projeto, na cidade de Turmalina – Vale do Jequitinhonha – MG. Por isto nós precisamos de ajuda financeira. Pelos nossos cálculos, neste primeiro momento iremos precisar de R$ 39.000,00. E você poderá transferir ou depositar  na conta da ONG Rio Gospel que é: Banco Bradesco / Agencia 6690-7 / Conta Corrente – 1183-5  – CNPJ – 11302637/0001-59 ou se preferir usar o Cartão de crédito pelo sistema PagSeguro, entrando em www.portalriogospel.com.br.
Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores?
Meus queridos e amados irmãos (as)  e leitores,  quantos de nós nos cansamos de pedir a Deus por nós e pela nossa família e parentes, a maioria das vezes nos preocupamos pouco com os outros.
Hoje Deus nos dá uma oportunidade de fazermos como seu filho Jesus Cristo fazia: ajudar o órfão, o mendigo, o drogado, a prostituta, o faminto, o miserável, a viúva e as crianças. Ele está me usando para que você possa ser benção na vida de outras pessoas. Voce pode além de orar, contribuir financeiramente e divulgar este projeto para todos os seus contatos. Eu creio: o vale que hoje é chamado o vale da miséria, será em breve chamado de “o vale abençoado por deus”.
Muito obrigado!
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário