Fonte: Jornal Estado de Minas - João Henrique do Vale, em 25.11.2011
BR 367: Ponte sobre o rio Fanado, na cidade de Minas Novas, no Alto Jequitinhonha
A estrutura tem 150 metros de extensão e 25 metros de largura. A obra custou, até agora, R$ 3 mi e só não foi concluída pois alguns trechos da rodovia ainda não foram pavimentados
Uma obra que diminuiria a viagem dos motoristas que passam pela BR-367, próximo a Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, vem testando a paciência de moradores da região. Uma ponte, que liga a rodovia às cidades de Chapada do Norte, Berilo, entre outras, está pronta há cinco anos e espera apenas a construção da cabeceira da pista para ser finalizada. Porém, a demora se dá pela queda de braço entre o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
A construção da estrutura começou em 2005 e foi finalizada em 2006 pelo DER que fez um convênio com o Dnit. A ponte tem 150 metros de extensão e 25 metros de largura, e a obra foi orçada em R$ 3 milhões.
Segundo a assessoria do DER, o trabalho que foi passado ao órgão, foi concluído e ficou faltando o encabeçamento da pista que teria de ser feito pelo Dnit, pois o trecho é de responsabilidade federal. Para este trabalho ser feito, alguns trechos da rodovia têm que ser pavimentados, pois hoje são de terra batida. Ao todo, segundo o DER, um pedaço de sete quilômetros ainda falta receber asfalto para que o encabeçamento seja concluído.
Enquanto isso não acontece, o DER afirma que faz a manutenção da pista, como limpeza, nivelamento e trabalhos para evitar alagamentos nas encostas de rios.
O Dnit informou, em nota, que a diretoria do órgão em Brasília está preparando uma licitação das obras que são necessárias para a conclusão da ponte e do restante da rodovia. A expectativa é que saia no ano que vem.
Motoristas pagam o pato
O jogo de empurra entre os órgãos prejudica os motoristas que têm que passar pelo trecho. Morador de Mantena, na Região do Rio Doce, o servidor público Edson Silva, passou pela BR-367 onde iria visita uns amigos em Minas Novas. Ao passar pela estrutura abandonada, ele se impressionou com o que viu. “Vimos a ponte e achamos um absurdo. É uma obra muito grande que está abandonada sem a cabeceira. Além disso tem muita sujeira no local. É um desperdício de dinheiro”, afirma Edson Silva.
Se a ponte estivesse pronta iria ajudar muitos motoristas que têm que passar pela região para seguir para outras regiões do Estado. “Essa rodovia sai em outra BR que corta do Nordeste ao Norte de Minas. Se tivesse pronta, ia ser uma mão na roda”, disse Edson. A opinião dele é compartilhada por um funcionário do DER de Capelinha, que não quis se identificar. “Quem está na região Guanhães, Turmalina, Minas Novas, e segue neste trecho é um caminho certo. Vai diminuir bastante a quilometragem”, conta o funcionário.
BR 367: Ponte sobre o rio Fanado, na cidade de Minas Novas, no Alto Jequitinhonha
A estrutura tem 150 metros de extensão e 25 metros de largura. A obra custou, até agora, R$ 3 mi e só não foi concluída pois alguns trechos da rodovia ainda não foram pavimentados
Uma obra que diminuiria a viagem dos motoristas que passam pela BR-367, próximo a Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, vem testando a paciência de moradores da região. Uma ponte, que liga a rodovia às cidades de Chapada do Norte, Berilo, entre outras, está pronta há cinco anos e espera apenas a construção da cabeceira da pista para ser finalizada. Porém, a demora se dá pela queda de braço entre o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
A construção da estrutura começou em 2005 e foi finalizada em 2006 pelo DER que fez um convênio com o Dnit. A ponte tem 150 metros de extensão e 25 metros de largura, e a obra foi orçada em R$ 3 milhões.
Segundo a assessoria do DER, o trabalho que foi passado ao órgão, foi concluído e ficou faltando o encabeçamento da pista que teria de ser feito pelo Dnit, pois o trecho é de responsabilidade federal. Para este trabalho ser feito, alguns trechos da rodovia têm que ser pavimentados, pois hoje são de terra batida. Ao todo, segundo o DER, um pedaço de sete quilômetros ainda falta receber asfalto para que o encabeçamento seja concluído.
Enquanto isso não acontece, o DER afirma que faz a manutenção da pista, como limpeza, nivelamento e trabalhos para evitar alagamentos nas encostas de rios.
O Dnit informou, em nota, que a diretoria do órgão em Brasília está preparando uma licitação das obras que são necessárias para a conclusão da ponte e do restante da rodovia. A expectativa é que saia no ano que vem.
Motoristas pagam o pato
O jogo de empurra entre os órgãos prejudica os motoristas que têm que passar pelo trecho. Morador de Mantena, na Região do Rio Doce, o servidor público Edson Silva, passou pela BR-367 onde iria visita uns amigos em Minas Novas. Ao passar pela estrutura abandonada, ele se impressionou com o que viu. “Vimos a ponte e achamos um absurdo. É uma obra muito grande que está abandonada sem a cabeceira. Além disso tem muita sujeira no local. É um desperdício de dinheiro”, afirma Edson Silva.
Se a ponte estivesse pronta iria ajudar muitos motoristas que têm que passar pela região para seguir para outras regiões do Estado. “Essa rodovia sai em outra BR que corta do Nordeste ao Norte de Minas. Se tivesse pronta, ia ser uma mão na roda”, disse Edson. A opinião dele é compartilhada por um funcionário do DER de Capelinha, que não quis se identificar. “Quem está na região Guanhães, Turmalina, Minas Novas, e segue neste trecho é um caminho certo. Vai diminuir bastante a quilometragem”, conta o funcionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário