segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Entrevista – Pr. Antônio Cirilo


Nessa conversa bem agradável ocorrida durante a ExpoCristã 2011, você confere histórias da vida desse adorador que tem marcado uma geração seja nos louvores ou à frente do programa Santa Geração que vai ao ar toda segunda-feira pela Rede Super. Como ele mesmo diz: “Quero alcançar o maior número de pessoas possíveis na minha geração através de todos os meios.”

Gospel no Divã: O que pode nos adiantar sobre seu primeiro trabalho pela Graça Music?
Pr. Antônio Cirilo:
A Graça vai lançar o meu novo álbum “Deus é Glorioso”, um CD de profunda adoração sem música de duplo sentido que foi feito para alcançar os adoradores que ainda não se converteram. As canções e as letras têm um único sentido que é adorar a Deus através dessas minhas doze composições e uma regravação da canção “Eu Te buscarei” (gravada originalmente em 2005 no CD “Mais fogo, Mais Glória”) que não é muito conhecida. O álbum foi todo gravado em estúdio e não tem back vocal. Reunimos a liderança da minha igreja – Igreja Batista de Contagem (MG) – e fizemos o back com a igreja.

Gospel no Divã: Por que escolheu o título “Deus é Glorioso”?
Pr. Antônio Cirilo: Porque Deus é glorioso e não existe nada mais glorioso do que o Senhor. Nós estamos vivendo um tempo de milagres no Brasil e isso é notório na população brasileira. A canção título fala que além de Deus ser glorioso, Ele está operando agora e vai operar na vida das pessoas e creio que, através dessa canção, pessoas serão curadas pela glória de Deus. A função da adoração na verdade é tocar o coração de Deus para que Deus desça e, no momento que Ele desce, Ele conserta tudo o que está errado em volta. Nossa função como ministros é fazer o CD profundo de tal forma que na hora que você colocá-lo no seu quarto e tocar o coração de Deus, Ele vai descer e resolver tudo.

Gospel no Divã: E por falar das composições, como é seu processo para escrever cada música?
Pr. Antônio Cirilo: As músicas fluem durante os cultos e também há músicas que sonho com elas. Tem pelo menos três canções desse disco que eu sonhei com a igreja cantando e eu gravo como Deus me mostra e esse é o meu problema com a questão de produtor porque tem que ser fiel ao que Deus me mostrou.

Gospel no Divã: Como está sendo o trabalho pela primeira vez com o produtor Ruben di Souza conhecido por ter uma linha mais centrada no pop music?
Pr. Antônio Cirilo: Eu conheço o Ruben há quatro anos e ele também sempre quis gravar comigo, mas sempre fui resistente por ele vir num contexto mais comercial. Mas nosso relacionamento foi se estreitando e ele mesmo pode dizer que muita coisa mudou na vida e ele só mixa chorando porque o foco da adoração não é a música, é Deus.

Gospel no Divã: Certa vez você disse que gosta de fazer música crua que valorize a mensagem. Explique melhor o que seria essa música crua?
Pr. Antônio Cirilo: A música tem que ser uma expressão profunda daquilo que você é. Tem que ser simples porque as pessoas de Deus são simples. As pessoas muito glamurosas têm um relacionamento muito raso com Deus. Quanto mais ela se acha, menos de Deus ela tem.

Gospel no Divã: Um dos momentos marcantes de sua carreira foi ter uma de suas músicas – “Sua Presença é Real” – tocando em uma rádio secular. Como isso aconteceu?
Pr. Antônio Cirilo: Cheguei em São Luís do Maranhão para dar uma entrevista na Rádio Difusora sem saber porquê. Foi quando descobri que eles queriam saber quem era o “Padre Cirilo” porque tinha uma hora da manhã que a rádio gospel da região ficava em primeiro lugar. Eles pesquisaram e descobriram que era por uma canção específica – “Sua Presença é Real – e começaram a tocar também.

Gospel no Divã: E como surgiu o projeto do CD em italiano – “Cálice Della Salvezza” (Cálice da Salvação) – lançado em 2004?
Pr. Antônio Cirilo: Naquela época estava ministrando muito na Itália e resolvi viajar para Portugal para investir mais na evangelização do país. Então resolvi gravar um CD para poder ir para Portugal e manter meu ministério na Itália. O disco foi uma surpresa porque nós vendemos 3.500 CDs por lá, e vendemos 65 mil no Brasil.

Gospel no Divã: Você também conseguiu o feito de ter canções suas regravadas por cantores internacionais de renome como Marcos Witt e Danilo Montero. Como é ver sua música atravessando as fronteiras e ficando conhecida em outras nações?
Pr. Antônio Cirilo: Isso é milagre, não tem explicação. Certa vez cheguei na Jordânia e o pessoal estava cantando “Poderoso Deus” em árabe. Essa canção também é cantada no México de norte a sul e de leste a oeste. É uma canção especial que nasceu enquanto ministrava na igreja. Estava tocando uma música e comecei a ouvir um som de vozes em outro tom. Naquele período de louvor eu mudei tudo e vi que era o que Deus queria.

Gospel no Divã: Você também é autor de dois livros – “O Arrependimento das Obras Mortas” (em parceria com o Pastor Abraão Abe Huber) e “O Propósito Eterno de Deus”. Pensa em firmar essa parceria também com a Graça Editorial?
Pr. Antônio Cirilo: Eu pretendo relançar “O Arrependimento das Obras Mortas” e lançar um livro sobre adoração bem simples para que a nova geração saiba o que é adorar a Deus de verdade. Quero alcançar o maior número de pessoas possíveis na minha geração através de todos os meios como o “Programa Santa Geração” que apresento há oito anos pela TV Rede Super e foi todo reformulado e as pessoas podem ver um pouquinho em nosso canal no YouTube (http://www.youtube.com/santageracaotv). Nessa parceria com a Graça, eu quero ter mais tempo para pregar. Eles vão cuidar da distribuição enquanto prego o Evangelho.

Por Rafael Ramos
Fonte: Gospel no Divã

Nenhum comentário:

Postar um comentário