A divulgação de um estudo da consultoria BDO RCS sobre as finanças dos clubes brasileiros, na última sexta-feira, foi motivo de revolta entre os atleticanos. A informação de que o Atlético-MG é o clube brasileiro de maior dívida – 527,764 milhões de reais – foi rechaçada de forma veemente pelo clube, que alegou que o valor estaria, na verdade, em torno de 260 milhões de reais.

Alexandre Kalil também não acertou os valores devidos pelo Atlético-MG

Foto: Bruno Cantini

Kalil negou dívida de mais de R$ 527 milhões e estipulou valores em torno de R$ 260 mi; presidente alvinegro, no entanto, também estava errado

Em entrevista à Rádio Itatiaia, o presidente Alexandre Kalil chegou a atribuir a divulgação do estudo a uma suposta retaliação da imprensa nacional à postura adotada pelo clube na negociação dos direitos de TV. Pelo twitter, atribuiu erroneamente o estudo ao jornal o Estado de S. Paulo, um dos veículos que divulgou o estudo.

Afinal, quem está com a razão? Qual é a verdadeira dívida do Atlético-MG: 527 ou 260 milhões? PLACAR conversou com o consultor Amir Sommogi, autor do estudo da BDO RCS, com o diretor financeiro do Atlético-MG, Carlos Fabel, e com o contador responsável pelo Balanço Financeiro do clube, Pedro Alberto de Souza. A conclusão é que o valor mais preciso da dívida seria em torno de 317 milhões de reais.

Após uma análise detalhada do estudo e dos balanços financeiros, a conclusão a que se chega é que o estudo da BDO não está incorreto: adotando-se o mesmo critério de cálculo de endividamento para todos os clubes, a dívida do Atlético-MG para fins contábeis seria de exatos 527.764.272 reais.

Antes de mais anda, é preciso explicar algumas peculiaridades do balanço financeiro do Atlético-MG:

1) Atlético-MG e Internacional foram os únicos clubes brasileiros a fazer a reavaliação de seus ativos. Ou seja: contrataram empresas especializadas para atualizar o valor de seus bens – como, no caso do Atlético, a cidade do Galo e o shopping Diamond Mall. Com a reavaliação, o valor do patrimônio do Atlético saltou de 230 milhões para 617 mi de reais.

2) Nos balanços financeiros de empresas, é preciso indicar o valor de Impostos Diferidos Passivos, que correspondem ao pagamento de Imposto de Renda e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). Este valor corresponde a 34% do imobilizado (o patrimônio do clube), e só seria de fato pago numa eventual venda dos imóveis. Ou seja: caso o Atlético venda seu CT ou o shopping Diamond Mall, por exemplo, terá que pagar 34% do valor em impostos.

3) As entidades sem fins lucrativos, como os clubes de futebol, estão isentas de indicar os Impostos Diferidos Passivos em seus balanços. Este, ao menos é o entendimento da maioria dos clubes brasileiros – como o Internacional, que não indicou em seu balanço o valor de impostos numa eventual venda de seus imóveis.

4) O Atlético-MG fez seu demonstrativo financeiro como o de uma empresa, por entender que as novas normas brasileiras de contabilidade (lei 9.532/97) determinam que os clubes também devem ser tributados – apesar de ser considerados entidades sem fins lucrativos. Por isso, o Atlético-MG indicou em seu balanço o valor de 209.976.598 reais em impostos. Ou seja: este seria o valor a ser pago pelo clube à Receita Federal em caso de venda de suas propriedades.

Ou seja: o Atlético-MG foi o único clube brasileiro a indicar em seu balanço uma provisão de Imposto de Renda e CSLL. Para aplicar o mesmo critério de cálculo de endividamento para todos os clubes, a BDO RCS teve que levar em conta os dados apresentados pelo clube, que incluíam os impostos, no valor de 209,9 milhões de reais.

Descontados, portanto, esta quantia, o valor mais exato da dívida do Altético-MG seria de 317.787.674 reais.

O balanço do ano de 2010 do Clube Atlético Mineiro

Foto: Reprodução

Na imagem, os principais pontos do balanço do Atlético-MG para o ano de 2010 (clique para ampliar)

COMO A BDO CALCULOU A DÍVIDA DOS CLUBES BRASILEIROS

. O endividamento dos clubes foi calculado pela diferença entre o Exigível Total (na imagem, em azul) e o Disponível Realizável (na imagem, em vermelho).
. O Exigível Total é calculado pela subtração entre o Total do Passivo e o Patrimônio Líquido.
. O Disponível Realizável é a soma do Ativo Circulante e o Ativo Realizável a Longo Prazo.

No caso do Atlético-MG, os números são os seguintes:

Total do Passivo: 672.972.880
Patrimônio Líquido: 124.378.568
EXIGÍVEL TOTAL: 548.594.312

Ativo Circulante: 9.608.567
Ativo Realizável a Longo Prazo:
Depósitos judiciais: 9.867.515
Contas a receber: 1.353.958
DISPONÍVEL REALIZÁVEL: 20.830.040

EXIGÍVEL TOTAL – DISPONÍVEL REALIZÁVEL: 527.764.272

O QUE O ATLÉTICO RECLAMA:

Segundo o Atlético, não deveria ser levado em conta o valor de Impostos Diferidos Passivos, que correspondem a impostos que só seriam pagos em caso de venda de suas propriedades. O clube foi o único a incluir o item em seu balanço, por acreditar que esta é a recomendação das novas normas brasileiras de contabilidade.

A conta correta, segundo o contador responsável pelo Balanço Financeiro do clube, Pedro Alberto de Souza, seria feita com a subtração dos impostos da dívida total. Ou seja: 527.764.272 – 209.976.598 = 317.787.674 reais.

Fonte : Revista Placar