quinta-feira, 27 de março de 2014
Ciência e teologia: mais próximas do que se imagina
Em 1884, em palestra na reunião da Associação Britânica para o Progresso da Ciência, Lord Rayleigh – ele receberia o prêmio Nobel de Física duas décadas mais tarde – disse que “muitas pessoas excelentes temem a ciência como tendendo ao materialismo. Não é surpreendente que tal apreensão exista, pois, infelizmente, há escritores, falando em nome da ciência, que se fixaram a fomentá-la. É verdade que entre os homens de ciência, como em outros ramos, pontos de vista pouco refletidos podem ser encontrados a respeito das coisas mais profundas da natureza; mas que as crenças a que Newton, Faraday e Maxwell aderiram toda uma vida seriam incompatíveis com o hábito científico da mente é, sem dúvida, uma proposição que eu não preciso me delongar em refutar.”1 Dada assim a compatibilidade de fé cristã e ciência, o que se pode dizer de teologia cristã e ciência?
terça-feira, 25 de março de 2014
A igreja metaleira
FOLHA
Para os evangélicos, eles cultuam Satanás. Pelos metaleiros, são criticados por seu jeitão bem comportado. Assim, entre a cruz e a espada, resiste desde 2006, no Alto do Ipiranga, região sul, a primeira igreja gospel frequentada por roqueiros de São Paulo.
"Sofremos com o preconceito dos dois lados", diz o pastor Antonio Carlos Batista, 46, fundador da Crash Church (ou "igreja de impacto", na tradução dos fundadores).
"Acolhemos quem não quer nem vestir terno nem cortar os cabelos para louvar o Senhor, nem ser violento ou negar Jesus Cristo só por causa do som que gosta de ouvir."
Crash Church
No domingo em que a sãopaulo visitou o templo, 50 jovens cabeludos, tatuados, vestindo anéis, piercings, roupas rasgadas e longos coturnos se reuniam às gargalhadas na calçada.
Quem passa pela igreja —uma sala comercial toda pintada de preto— não entende de cara o que ocorre por ali.
Os metaleiros não bebem ou fumam, só conversam. "Nossa droga é Jesus", diz uma fiel de cabelos verdes.
Às 17h, um solo estridente de guitarra dá o sinal: começou o culto. Do lado de dentro, paredes escuras grafitadas com desenhos gigantes de coroas de espinhos levam ao salão principal, onde está o palco/altar.
"Deus não te deixa só", "Ele está dentro de nós", "a vida é um ato de amor", canta, aos berros, um coro de duas mulheres e um homem, de cabelões e roupas pretas. Quando a música termina, a plateia aplaude e grita "aleluia" e "glória a Deus".
No intervalo entre as canções, a vocalista se lembra, emocionada, de um salmo sobre o sangue de Jesus –o guitarrista acompanha dedilhando o instrumento com força proporcional à intensidade dos versículos.
Se a etapa inicial do culto lembra um show de rock qualquer, é quando as luzes do palco se apagam que a louvação começa de verdade.
O pastor também é vocalista da banda AntiDemon que já viajou por outras igrejas alternativas em 31 países |
De mãos estendidas para o céu, o pastor aparece num púlpito de pedra e convida os presentes a se abraçarem (o solo de guitarra no fundo cresce quando ele diz "aleluia").
Começa uma roda de cura espiritual "contra a ansiedade". Depois, o líder religioso anuncia a programação da igreja para as próximas semanas e cumprimenta, um a um, quem visita o culto pela primeira vez.
"Uma salva de palmas para o repórter e o fotógrafo que nos acompanham", diz, enquanto a reportagem se encolhia no fundo do salão.
Um jovem magro, de cabelo dourado, cheio de gel fixador, é convidado a dar um testemunho.
"Consegui um trampo num restaurante", diz, ao lado do pastor Batista. "Sou responsável pela parte de bebidas e estou muito feliz." Aplaudido, ele prossegue: "Mesmo antes, eu sempre fiz questão de pagar o dízimo."
É essa a senha para a coleta do dinheiro. Em fila, os fiéis caminham em direção a uma urna com pequenos envelopes recheados. Não fossem pretos, eles também seriam como os usados em outros templos religiosos.
VOZ DE TROVÃO
No ritmo dos gritos de "amém" do pastor (com voz gutural, tipo show do Sepultura), o culto segue por mais duas horas.
"O povo de Israel sempre foi guerreiro. Nós estamos em constante luta contra Satanás", diz o pastor, que também é vocalista da banda AntiDemon, com a qual já viajou por outras igrejas alternativas em 31 países.
Com uma bíblia cheia de adesivos de bandas, ele fala à reportagem sobre a conexão que percebe entre o heavy metal e a mensagem divina.
"Está escrito numa passagem que a voz de Deus é como um trovão. Outra indica que o barulho no céu é ensurdecedor. No rock é igual."
Ele diz que sua principal luta é contra os estereótipos. "Já fui barrado em hospital quando fui visitar um fiel que estava doente. Não usava uma gravata, então não acharam que eu era pastor. Puro preconceito."
domingo, 16 de março de 2014
sábado, 15 de março de 2014
Pastor tem ataque cardíaco fulminante no púlpito ao contar para igreja que traiu esposa
Um pastor norte americano da Igreja “Miracle Faith World Outreach” morreu após contar ao fiéis que teria traído a esposa, Christine, e que gostaria do perdão de todos pelo seus pecado.
Segundo o site de informações Huffington Post, uma testemunha contou que o homem teria pedido para todos permanecerem em seus lugares após a celebração, pois ele tinha algo para contar.
A testemunha também disse que, logo depois da confissão de Bobby Davis, os fiéis gritaram que o perdoavam e que o amavam, o que pode ter comovido o pastor, que teve um ataque cardíaco logo em seguida.
Davis e sua esposa teriam fundado a igreja em 1967 e o casamento dos dois havia completado bodas de ouro em junho de 2013.
Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/#ixzz2w44WKOmG
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike
terça-feira, 11 de março de 2014
Tive que assisti pra acreditar: funkeiro ataca bispo Edir Macedo em pleno programa da Record: “Pastor marginal” kkkkk (nota 10)
A participação do funkeiro MC Jefinho Faraó como convidado especial em homenagem ao Dia da Mulher no programa “Cidade Alerta” do Espírito Santo na última sexta-feira (7) causou um enorme desconforto na Record.
Enquanto fazia sua apresentação cantando vários sucessos de sua autoria, o funkeiro decidiu atacar o dono da emissora, bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus. O âncora do noticiário, Ricardo Martins, disse durante vários momentos que estava com “dor de barriga” e deixou o programa enquanto Jefinho se apresentava.
No momento em que Martins deixou o estúdio o funkeiro cantou no “Cidade Alerta” um funk com rimas pesadas contra o líder da Igreja Universal.
“Oooo Pastor Marginal, da Igreja… foi quem pegou nosso dinheiro, pega ele e dá um pau”, cantou. E seguiu: “Lembro dele no Maracanã, à toa ele sorria, ele ficou rico da noite para o dia”.
Na versão original da música, Jefinho fala claramente citando a Igreja Universal e o bispo Edir Macedo. Segundo a colunista Keila Jimenez, da Folha de São Paulo, o incidente pode acarretar em demissões.
Via Gospelprime
Assista:
segunda-feira, 10 de março de 2014
Igreja Batista Sorteia Fuzil AR-15 e Pastor diz que Arma é uma Benção
|
Uma igreja batista da cidade de Troy, no estado de Nova York, voltou a acender o debate sobre as armas nos EUA graças a seu plano de sortear um fuzil entre os fiéis.
A entrega da arma - um AR-15 - vai acontecer no dia 23 de março entre os presentes no culto de domingo, anuncia a igreja em seu site.
'O único objetivo é ser uma ajuda, uma bênção e um apoio a todos os proprietários de armas e caçadores que foram atacados com fúria pela imprensa e por políticos socialistas e anticristãos', alega o pastor John Koletas em carta publicada na página.
A iniciativa rapidamente passou da imprensa local para veículos nacionais e foi duramente criticada por representantes de outras igrejas da região.
Koletas, em uma segunda mensagem publicada no site da igreja, acusa os críticos de serem uma 'fraude' pede que leiam a Bíblia e a história da revolução americana para ver como homens armados defenderam a liberdade.
O polêmico sorteio conta com o apoio do deputado republicano Steve McLaughlin, que deve falar durante o culto do próximo dia 23.
'É uma arma segura, legal, a que está sendo sorteada. Não vejo controvérsia e não me parece surpreendente em absoluto que se rife um fuzil em uma igreja', disse McLaughlin em declarações ao jornal local 'Times Union'.
O fuzil em questão custa aproximadamente US$ 700 e está adaptado para cumprir a legislação de Nova York, já que os AR-15 comuns são proibidos no Estado.
Uma arma desse tipo foi utilizada em 2012 no massacre da escola Sandy Hook de Newtown, Connecticut (EUA), quando foram mortas 20 crianças de entre 6 e 7 anos de idade e de seis adultos.
Para ficar com o fuzil, o ganhador do sorteio deverá ter pelo menos 18 anos, cumprir com todas as normas de posse de armas e passar por uma verificação de antecedentes criminais.
Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/#ixzz2vb4jcwv6
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike
domingo, 2 de março de 2014
Para Baby do Brasil, Carnaval é festa de Deus.
BocãoNews
Conhecida pela rebeldia entre as décadas de 60 e 70, a cantora Baby do Brasil agora canta músicas gospel. Nesta quarta-feira (26), a também compositora se apresentou ao lado da banda percussiva do Olodum e da Orquestra Sinfônica da Bahia. Chegaram a emocionar o público ao som da música “Brasileirinho”. Apesar de participar de uma festa momesca, a cantora não deixou para trás o discurso evangélico.
Falando com exclusividade ao Bocão News, Baby disse gostar muito de festas. "Eu gosto de festa porque eu acho que Deus é festa e o Carnaval de Salvador é uma grande festa. E é por isso que estou no carnaval", finalizou.
Na noite desta sexta-feira (26) ainda são esperados 30 blocos de fanfarras dentre eles, Soagentê, Bloquinho, Alvará de Soltura, Alerta Geral, Hoje Eu Posso, A Barca Tricolor, 100 Comentários, O Caldo, Come Lixo, Carnabrás, Cerveja e Pimba, Oxxi, Arquiloucura, Esquenta, Pata de Onça, Xupisco, Gravata Doida, Concentra+Não Sai, Quero Mais, Pinguço, Jegue Enfeitado, Cachasamba, Dibarabar, Integramed, Liga da Justiça, Preliminar, Vai Braceta, As Moças e As Periquitas.
Genizah Comentando...
Se Deus é festa, eu não sei, mas certamente esta mulher e sua filha insistem em fazer da igreja uma baderna herética… Unções proféticas, apostolado moderno, missões ginecológicas e festas para princesas… Se surge alguma coisa leviana no evangelicalismo brasileiro, lá estas duas estarão.
A seguir, a doidivanas tirando um câncer antes de ir para o carnaval. Esta mulher gosta de emprestar a sua fama e dar reputação a tudo o que não presta no cenário evangélico, como é o caso do Terra Nova, MIR 12 e esta curandeira 171 que outro dia tirou a artéria AORTA de um incauto…
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=4A8SSpLkbhI
Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/#ixzz2uq52RNHD
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike
Assinar:
Postagens (Atom)